Melipocast - QUem Somos

Celso Barbiéri Júnior – Gestor Ambiental, Mestre e Doutorando em Sustentabilidade pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Membro fundador da iniciativa Meliponicultura.org, diretor científico da ONG SOS Abelhas sem Ferrão de 2014 a 2019. Pesquisador atuante nas áreas de conservação de abelhas nativas, meliponicultura e ciência cidadã. Possui experiência em divulgação científica por meio de blogs e entrevistas para diversos meios de comunicação. Em 2019 realizou um estágio em ciência cidadã no Center for Ecology and Hydrology, em Wallingford, Reino Unido. Já participou da extinta podcast sobre videogames IMOcritics.




Screen Shot 2020-07-10 at 03.23.55

Gabriela Silva – Gestora e Engenharia Ambiental.
Atuou como Diretora de Comunicação e Operacional na Associação SOS Abelhas Sem Ferrão por 5 anos, na qual iniciou as atividades de meliponicultura e educação ambiental com foco nas abelhas nativas. Em 2018 facilitou o I Curso Internacional de Meliponicultura na Bolívia, associada a Universidade Indígena da Bolívia – UNIBOL e junto com a equipe da Associação, ganhadora do Premios Latinoamérica Verde como um dos 500 melhores projetos e atualmente Embaixadora Correspondente do evento no Brasil.
No ano de 2019, juntamente com outros meliponicultores, tornou-se Fundadora do projeto Meliponicultura.org e iniciou as atividades como meliponicultora na empresa Heborá, nas quais atua na formação técnica de criação racional de abelhas nativas (meliponicultura) com fins científicos, econômicos, educacionais e paisagísticos e em consultoria em empreendimentos agrícolas para melhoria em polinização e criação racional para produção de subprodutos das abelhas. No mesmo ano foi responsável pelo projeto de iniciação científica com abelhas nativas sem ferrão para crianças de 7-9 anos no Instituto Sidarta.

116336552_3390582507638944_3890959650058843953_n

Andre de Matos Alves – Meliponicultor urbano, fotógrafo com alguns trabalhos publicados dentro da temática de abelhas sem ferrão, web designer, desenvolvedor e trabalhando com marketing digital, publicidade e comunicação desde 2002. Membro fundador da iniciativa Meliponicultura.org. Foi diretor de comunicação da ONG SOS Abelhas sem Ferrão entre 2018 e 2019. Ativo palestrante e educador ambiental através de eventos e palestras para adultos e crianças, utilizando suas fotografias para aproximar as pessoas desse fantástico mundo da meliponicultura. Tem estudado multiplicação de abelhas Euglossini, abelha solitária polinizadora principalmente de orquídeas, é um dos responsáveis por ajudar na manutenção de dezenas de caixas de abelhas Jataí espalhadas pela cidade de São Paulo, nos mais renomados restaurantes da cidade em parceria com a Mbee Mel além de prestar consultoria para ajudar interessados a começar a criação de uma colônia de abelhas sem ferrão em suas casas, importante movimento de conscientização e preservação.

Screen Shot 2020-07-10 at 03.24.01

Sheina Koffler – bióloga, doutora em Ecologia e atualmente pesquisadora na Universidade de São Paulo. Estuda as abelhas sem ferrão há 14 anos e desde o início da carreira, participa de iniciativas de extensão universitária, levando as abelhas para conhecerem públicos que ainda não reconhecem sua beleza e importância. Desde 2015 realiza palestras em eventos de criadores de abelhas e também tem experiência com produção de textos de divulgação científica para revistas, livros e mídias sociais. Acredita que a aproximação da academia com a sociedade é fundamental e urgente, fazendo isso atualmente pela pesquisa em ciência cidadã.



Screen Shot 2020-07-10 at 03.33.46

Tiago Francoy – Biólogo, doutor em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e atualmente Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidade – USP Leste. Trabalha com abelhas desde o início de sua carreira, principalmente abelhas africanizadas, abelhas sem ferrão e abelhas das orquídeas. Conservação da biodiversidade e história natural das populações de abelhas sempre foram o foco principal de suas linhas de pesquisa, mas sem nunca descuidar da biologia básica e criação racional dessas abelhas. Recentemente, também adicionou aos seus interesses e linhas de pesquisa, aplicações biotecnológicas dos produtos das abelhas, como mel, própolis, pólen e outros.

Quer apoiar nosso projeto ?

Scroll to top